Carteiro

 OCUPAÇÃO ÚTIL, A BASE DE TUDO

Quando comecei a participar do Rotary, em 1988, todo final de mês o meu clube convidava algum profissional da nossa cidade para prestar um reconhecimento à sua atuação.

Lembro que convidamos um carteiro chamado Ligeirinho, assim conhecido pelo fato de que era sempre o primeiro a terminar sua tarefa. Ligeirinho havia mapeado uma pequena favela, dando nomes às vielas, identificando as casas e também nomeando os recebedores das cartas. 

Ninguém tinha acesso àquela favela. A polícia tinha receio de entrar durante o dia, imagine à noite. Pois não é que o Ligeirinho fez amizades dentro daquela comunidade, teve sua entrada liberada e com isso pôde fazer seu trabalho?

Quando recebeu o reconhecimento do nosso clube, um companheiro fez um discurso muito bonito. “Esse jovem profissional fez com que muitas pessoas pudessem ter sua dignidade de volta”, ele disse. “Imagine-semorando num lugar que não é encontrado? Onde não se pode receber nem enviar notícias à família, passando a viver isolado e na maior carência de tudo? No Paraná, ainda existem 250 mil endereços iguais àqueles. Ou seja: rua sem nome, casa sem número”.  

Ao agradecer, Ligeirinho declarou surpreso: “Nossa, nunca imaginei que uma coisa tão fácil de fazer fosse tão importante... Fico muito feliz de estar aqui e receber essa homenagem. Isso me motiva a falar para os meus companheiros de trabalho da importância do nosso serviço, e tenho certezade que nós não vamos deixar ninguém mais ficar sem correspondência nesta cidade”. E concluiu: “Além disso, nós vamos encontrar pessoas para escrever as cartas de quem ainda não sabe escrever”.

Veja que, por meio de uma pequena homenagem, podemos aprender a conhecer mais de perto as nossas comunidades. O Ligeirinho é uma fonte de informações inesgotável para mapearmos as necessidades dos lugares onde vivemos e atuamos. Ele está dentro da comunidade, participa dela. 

O Rotary que eu vejo deve ser feito com simplicidade, com muito companheirismo e muita cumplicidade com os mais carentes. No entanto, além de reconhecermos os profissionais de fora da nossa organização, não podemos esquecer que os próprios Rotary Clubs e seus associados também estão comprometidos com os Serviços Profissionais e altos padrões éticos em todas as suas ações. 

Isso está resumido no Objetivo do Rotary, em nossos valores (serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança), na Prova Quádrupla e no Código Rotário de Conduta – e se aplica por toda a rede mundial de Rotary Clubs e rotarianos.

Para o Rotary International, como entidade corporativa, sua filosofia de responsabilidade social pode ser resumida pelo nosso comprometimento em manter a transparência em governança, administração responsável de recursos financeiros, cuidados com o meio ambiente e práticas trabalhistas justas.

E no seu clube? Vocês já perguntaram quem são os Ligeirinhos desua comunidade? Se ainda não o fizeram, perguntem. São os Ligeirinhos que fazem e ajudam o Rotary a fazer a diferença.

cabecalho empresa cidada

nino seguros unimagem transportes rodrimar lab santa cecilia lablamina asr itapecerica asr bomsucesso
asr itauna lojas edmil contabilidade lourenço minas verde johndeere calcario solo fertil esj sao jose casa rios
 chanell  aspat  addan  sup faria  as ferragens  urban seguros  somar engenharia
 solar minas  bem track  contabil sao jose  loja do helinho  nexo  geec  circular sao lourenco
otica precisao  divigula          

logo rotary branca

© 2016 Rotary International - Distrito 4560
Todos os direitos reservados.

Rua Francisco Andrade, 6 - Bairro Dona Flor - Lavras/MG - Cep: 37200-000

(35) 3821-4944

contato@rotary4560.org.br

Funcionamento: Segunda a sexta-feira em horário comercial.