No dia 29 de abril de 2024 pela manhã na UFLA – Universidade Federal de Lavras aconteceu o descerramento da placa alusiva a um Ipê que foi batizado de de “IPÊ RUBEM ALVES” por iniciativa do Professor do Departamento de Administração e Letras e Presidente da Academia Lavrense de Letras Vanderlei Barbosa.
No ato o professor Vanderlei falou sobre o homenageado e sua obra, pontuando Rubem Alves era um amante dos Ipês.
O reitor da UFLA Prof João Chrisostomo fez o descerramento da placa comemorativa (video) e, usando a palavra, falou sobre a importância da leitura como meio de informação e conhecimento.
Rubem Alves, foi pastor da Igreja Presbiteriana de Lavras, teólogo, psicanalista e catedrático da UNICAMP – Campinas, além de escritor e cronista de grandes veículos informativos nacionais.
Presentes vários representantes de Departamentos e Assessoria da UFLA e parentes do homenageado.
Na primeira foto, da esquerda para direita, o Governador do Distrito 4560 de Rotary International, Paulo Lima representando também o Rotary Club de Lavras-Sul, sua esposa e sobrinha do homenageado Selma Alves Lima, Beth Maia Alves, também sobrinha de Rubem Alves, Professor Vanderlei Barbosa, presidente da Academia de Letras de Lavras e a Professora Dalva Lobo do Departamento de Letras da UFLA.
A família Alves agradece ao Professor Vanderlei e à UFLA, recebendo honrada esta justa homenagem a um pensador que marcou e cuja obra continua viva inspirando a todos.