Manual de Procedimento:
Artigo 14 Assuntos comunitários, nacionais e internacionais
Seção 1 — Assuntos apropriados Qualquer assunto público que envolva o bem-estar da comunidade, da nação e do mundo é assunto apropriado e merece ser discutido em reunião do clube. No entanto, este clube não poderá expressar opinião a respeito de qualquer questão ou medida pendente pública e controversa.
Seção 2 — Endosso. Este clube não endossará nem recomendará candidatos a cargos públicos, tampouco discutirá em qualquer de suas reuniões os méritos ou deméritos de tais candidatos.
Seção 3 — Apolítico
(a) Resoluções e pareceres. Este clube não adotará nem fará circular resoluções ou pareceres, nem tomará medidas com referência a questões mundiais ou problemas internacionais de natureza política.
(b) Apelações. Este clube não dirigirá apelações a clubes, pessoas ou governos, nem enviará cartas, discursos ou planos propostos para a solução de problemas internacionais específicos de natureza política.
Código Normativo:
2.090. Clubes e política
O RI e seus clubes não devem fazer declarações políticas de caráter partidário. Da mesma forma, os rotarianos são proibidos de fazer declarações que exerçam qualquer tipo de pressão em governos ou autoridades políticas (Decisão 31 do Conselho Diretor, outubro de 2013).
34.040.1. Uso do nome ou emblema do Rotary para fins políticos
Os Rotary Clubs não estão autorizados a usar o nome, o emblema ou outras Marcas do Rotary em prol de campanhas políticas. O uso do companheirismo do Rotary para obter vantagem política não se adequa ao espírito da organização (Decisão 85 do Conselho Diretor, janeiro de 2020).
Em caso de dúvidas, à disposição.
Atenciosamente,
Débora de Oliveira, Supervisora
Suporte a Clubes e Distritos
Tel: 11 3217.2630 r. 6