friendship exchange

O QUE É O INTERCÂMBIO ROTÁRIO DA AMIZADE?

O Intercâmbio Rotário da Amizade é uma atividade pela qual rotarianos e suas famílias visitam os lares de outros rotarianos. O objetivo do programa é fomentar a compreensão internacional, a boa vontade e a paz, através de contatos que atravessam fronteiras geográficas.

QUAIS MODALIDADES DE INTERCÂMBIO SÃO OFERECIDAS?

Há dois tipos de Intercâmbio Rotário da Amizade: o de Visitas Interclubes e o de Visitas Interdistritais. O número de pessoas ou casais participantes e a duração da estadia são flexíveis em ambos os casos, entretanto, deve-se contar com a anuência dos dois Distritos envolvidos, dado o caráter de reciprocidade do programa.

• Visitas Interclubes: Um rotariano, que pode estar acompanhado de membros de sua família, visita por alguns dias o lar de companheiro de outro país.

• Visitas Interdistritais: Vários rotarianos ou casais visitam diversas comunidades no Distrito anfitrião, por um período máximo de um mês.

• Intercâmbio Univocacional: Intercâmbio em que os rotarianos anfitrião e visitantes exercem a mesma profissão. Pode ser realizado em qualquer uma das duas modalidades.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Rotarianos e seus familiares imediatos (cônjuges e filhos) são elegíveis para o programa de visitas interclubes. Somente rotarianos e seus cônjuges são elegíveis para o programa de visitas interdistritais.
QUANTO E PARA ONDE POSSO IR?

Geralmente os intercâmbios podem ocorrer em qualquer época do ano, contanto que satisfaçam os gostos dos Rotary Clubs e Distritos envolvidos. A visita pode ser reciprocada no mesmo ano ou no ano seguinte e os participantes podem viajar a qualquer região do mundo onde exista Rotary Club/Distrito desejoso de participar.

QUAL É A DURAÇÃO DO INTERCÂMBIO?

A duração do intercâmbio é determinada pelos Distritos participantes. Geralmente, visitas interclubes duram de três a sete dias, e visitas interdistritais de uma a quatro semanas.

QUAIS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS DURANTE O EVENTO?

Os intercâmbios incorporam grande variedade de eventos sociais locais, reuniões rotárias e tempo livre para lazer. Os itinerários são diferentes, mas recomenda-se que os seguintes itens façam parte de qualquer intercâmbio:

• Passeios em locais bonitos e/ou históricos;
• Visitas a escolas, faculdades, instituições comunitárias, shopping centers, bancos, bazares, restaurantes, zoológicos e empresas;
• Visitas a igrejas, templos, mesquitas, sinagogas, museus e galerias;
• Assistir e participar de eventos esportivos, concertos e vida noturna;
• Reuniões com rotarianos de outros países.

QUEM PAGA PELO INTERCÂMBIO?

O intercâmbio é financiado inteiramente pelos participantes, sem ônus para o Rotary Internacional. Os hóspedes devem arcar com suas despesas básicas. Qualquer providência diferente deve ser decidida pelos Rotary Clubs/ Distritos participantes.

QUEM COORDENA O INTERCÂMBIO?

Cada Distrito que quiser participar do Intercâmbio Rotário da Amizade deve ter um responsável pelo programa. O Presidente da Comissão Distrital de Intercâmbio Rotário da Amizade é responsável por contatar seu colega no lugar do mundo onde haja o interesse de efetuar o intercâmbio para coordenar todos os detalhes, como duração da estadia e número de participantes.

COMO SE CANDIDATAR?

Para qualquer tipo de Intercâmbio, o rotariano se candidata contatando o Presidente de seu Rotary Club e este o informará se o Distrito participa do programa e providenciará detalhes sobre o processo de inscrição e requisitos para participação.

PORQUE O INTERCÂMBIO ROTÁRIO DA AMIZADE É IMPORTANTE?

O Intercâmbio Rotário da Amizade não é simplesmente uma maneira de se obter alojamento durante viagem de negócios ou turismo. O trânsito de pessoas motivadas por um desejo sincero de conhecer outras culturas e compartilhar companheirismo internacional é ferramenta poderosa para forjar melhores relações entre os povos do mundo.

CONTATO:

Júnio Lopes de Oliveira
Chairman 2015-16
Distrito 4560
Tel.: (37) 32314-1330 (res.)
Cel.: (37) 9 9961-7020 (TIM)

nino seguros lojas edmil dedetiaspat bem track lablamina somar engenharia
casa grande allcampo multimarcas consorcios supermercado faria