PAUL PERCY HARRIS

(FUNDADOR DO ROTARY) 1868-1947

Paul Percy Harris, advogado, foi o fundador do Rotary, a primeira e mais internacional das organizações de clubes de prestação de serviços.

Nascido em Racine Wisconsin (EUA), no dia 19 de abril de 1868, Paul foi o segundo dos seis filhos de George N. Harris e Cornélia Bryan Harris. Aos três anos de idade foi morar em Wallingford, Vermont (EUA), com seus avós paternos, que o criaram. Casou-se com Jean Thompson Harris (1881-1963), mas o casal não teve filhos. Formou-se em Direito na Universidade Iowa e obteve o título de Doutor Honorário da Universidade de Vermont.

Paul Harris trabalhou como repórter de jornal, professor de administração, ator de teatro e cowboy. Fez inúmeras viagens pelos Estados Unidos e pela Europa, vendendo mármore e granito. Em 1896, mudou-se para Chicago, onde começou a exercer a advocacia.

Certa noite fez uma visita a um colega que morava nos arredores da cidade. Após o jantar, ambos saíram para uma caminhada, durante a qual Paul foi apresentado a vários comerciantes da localidade. Foi então que Paul Harris teve a idéia de iniciar um clube onde reinasse o companheirismo que havia observado entre homens de negócios nas pequenas comunidades.

Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris fundou o primeiro clube, juntamente com outros três homens de negócios: SILVESTRE SCHIELE, comerciante de carvão; GUSTAVOS LOEHR, engenheiro de minas; e HIRAM SHOREY, alfaiate.

O clube recebeu o nome de “ROTARY” porque seus associados reuniam-se em rodízios nos respectivos locais de trabalho. O quadro social cresceu rapidamente. Em pouco tempo Paul Harris percebeu que essa associação poderia tornar-se um importante movimento de prestação de serviços e esforçou-se para levar a idéia de Rotary Clubs a outras cidades. Paul Harris também se destacou por suas atividades cívicas e profissionais. Foi o primeiro diretor executivo da National Ester Seal Society for Childrenand Adults (Associação Nacional para Crianças e Adultos Deficientes dos EUA) e da International Society for Crippled Children (Associação Internacional para Crianças Deficientes). Foi membro do conselho diretivo da Ordem dos Advogados de Chicago e seu representante no Congresso Internacional de Direitos em Haia (na Holanda), bem como membro da comissão da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos. Foi homenageado com o prêmio Silver Buffalo, da Organização dos escoteiros dos Estados Unidos, por serviços meritórios prestados à juventude. E foi condecorado pelos governos do Brasil, Chile, República Dominicana, Equador, França e Peru. Paul Harris manteve seu escritório de advocacia durante a maior parte de sua vida. Passou muito tempo viajando e foi convidado a fazer palestra para Rotarianos em convenções anuais, encontros distritais e regionais, e outros eventos. Em 27 de janeiro de 1947, quando faleceu, seu sonho havia-se transformado de uma reunião informal de quatro pessoas em uma organização integrada por 6000 clubes. A organização continuou a crescer, unidos pela mesma visão de companheirismo e prestação de serviços.

cabecalho empresa cidada

nino seguros lojas edmil dedetiaspat bem track lablamina somar engenharia
casa grande allcampo multimarcas consorcios      

logo rotary branca

© 2016 Rotary International - Distrito 4560
Todos os direitos reservados.

Rua Francisco Andrade, 6 - Bairro Dona Flor - Lavras/MG - Cep: 37200-000

Fixo:
(35) 3822 - 3399

Celular:
(35) 9 8403 - 3223
(35) 9 9929 - 0369

rotary4560escritoriocentral@gmail.com

Funcionamento: Segunda a sexta-feira em horário comercial.