Simpósio Internacional da Paz

Entendendo a Paz Positiva

• Paz Positiva é definida como atitudes, instituições, e
    estruturas que criam e sustentam sociedades
    pacíficas. Esses mesmos fatores também levam a
    muitos outros resultados que as sociedades
    consideram benéficos. Assim sendo, Paz Positiva
    descreve um ambiente ideal para que o potencial
    humano floresça.
  • A “Paz Positiva” é medida pelo “Índice de Paz Positiva”
    (IPP), que consiste em oito pilares cada um contendo três
    indicadores que fornecem uma base para verificar as
    capacidades de um país em construir e manter a paz.
    Também fornecem parâmetros para medir
    empiricamente a resiliência de um país, ou seja, sua
    capacidade de absorver, se adaptar e se recuperar de
    choques, como mudanças climáticas ou transformação
    econômicas globais. Atualmente o Índice de Paz Positiva
    (PPI), permite comparar os níveis de Paz Positiva em 163
    países ou territórios independentes, cobrindo 99% da
    população mundial.

Pilares da Paz Positiva

• Bom Funcionamento do Governo:
    Um governo que funciona bem presta serviços públicos e civis de alta qualidade, gera confiança e participação, demonstra estabilidade política e defende o estado de direito.
  • Distribuição Equitativa de Recursos:
    Este pilar representa a equidade no acesso a recursos como educação e saúde, bem como, embora em menor escala, a equidade na distribuição de renda.
  • Fluxo Livre de Informações:
    Quando a mídia é livre e independente, normalmente dissemina informações de uma maneira que leva a uma maior abertura e acesso rápido a conhecimentos, ajudando indivíduos e sociedade a trabalharem juntos. Isso se reflete na medida em que é possível verificar que (1) os cidadãos podem obter acesso à informação, (2) sendo esta produzida e disseminada de forma livre, independente e imparcial, (3) proporcionando que os cidadãos estejam sempre bem informados. O fluxo livre de informações propicia melhores tomadas de decisão e respostas mais racionais em tempos de crise.
  • Bom Relacionamento com Países Vizinhos:
    As relações pacíficas com outros países são tão importantes quanto as boas relações entre grupos dentro de um país. Os países com relações externas positivas são mais pacíficos e tendem a ser mais estáveis politicamente, têm melhor funcionamento dos governos, são integrados regionalmente e têm níveis mais baixos de conflito interno organizado. Este fator também é benéfico para os negócios e suporta investimentos estrangeiros diretos, turismo e entradas de capital humano.
  • Alto Nível do Capital Humano:
    Uma base de capital humano qualificado reflete o quanto as sociedades cuidam dos jovens, educam os cidadãos e promovem o desenvolvimento do conhecimento, melhorando assim a produtividade econômica, possibilitando a participação política e aumentando o capital social. A educação é um alicerce fundamental por meio do qual as sociedades podem construir resiliência e desenvolver mecanismos para aprender e se adaptar.
  • Aceitação dos Direitos dos Outros:
    Refere-se às leis formais que garantem os direitos humanos básicos, as liberdades e as normas sociais e culturais informais que se relacionam com os comportamentos dos cidadãos e servem como indicadores do nível de tolerância entre diferentes grupos étnicos, linguísticos, religiosos e socioeconómicos dentro do país. Da mesma forma, a igualdade de gênero e os direitos dos trabalhadores são componentes importantes das sociedades que defendem a aceitação dos direitos dos outros.
  • Baixo Nível de Corrupção:
    Em sociedades com alta corrupção, os recursos são alocados de forma ineficiente, muitas vezes levando a uma falta de financiamento para serviços essenciais. As desigualdades resultantes podem levar a distúrbios civis e, em situações extremas, podem ser o catalisador para uma violência mais séria. A baixa corrupção pode aumentar a confiança e credibilidade das instituições.
  • Ambiente de Negócios Sólido:
    A força das condições econômicas, bem como das instituições formais que apoiam as operações do setor privado e determinam a solidez do ambiente de negócios. A competitividade empresarial e a produtividade econômica estão associadas aos países mais pacíficos, assim como a presença de sistemas regulatórios que conduzem às operações de negócios.

nino

Rotary Club de Guaxupé