A Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretária Municipal de Saúde Aline Barbosa de Castro, Rotary Club de Piumhi, por meio do Presidente Túlio Alves Ferreira, Presidente da Fundação Rotária Rubens Francisco dos Santos e demais rotarianos, preocupados com a prevenção à saúde do cidadão, tendo em vista os resultados alarmantes na região, realizou diversas ações de divulgação para sensibilização de profissionais da saúde e usuários dos serviços, sobre a adoção de medidas contra o sarampo.

Dando início as ações, a Secretária de Saúde, desenvolveu vários folders ilustrativo com figuras sobre o que é o sarampo, sintomas e sinais e formas de prevenção, locais de vacinação e horários para vacinar. O material foi distribuído em todas as residências pelos agentes de saúde do PSF, sensibilizando os moradores sobre a doença, e enfatizando sobre a dose de intensificação das crianças menores de 06 meses a 11 meses (1 dose). É necessário ainda ter a comprovação de 2 doses de vacina nas crianças de 12 meses a 29 anos de idade, e dos adultos entre 30 a 39 anos a comprovação de uma dose da vacina.

Foram feitos banners ilustrativos sobre sarampo e expostos em todas as salas de espera: nas 10 Unidades Básicas de Saúde, na Clínica Particular Médica Popular, no Centro Especializado Odontológico, Centro de Reabilitação em Fisioterapia, Central de Vacinação, Saúde da Mulher, Pronto Socorro Municipal e Centro de Especialidades Médicas do município, com o objetivo da população possa ser sensibilizada durante o momento em que aguarda algum atendimento.

A equipe da Vigilância em Saúde ministrou diversas atividades educativas, para o público de agentes comunitários de Saúde, secretárias e enfermeiros coordenadores de Unidades, com o objetivo de discutir o assunto e sanar dúvidas dos mesmos. Após as atividades, os mesmos se responsabilizaram por fazer chegar à informação a toda comunidade nos momentos de reuniões e atividades dos bairros.

Foi realizado também treinamento sobre “Limpeza, higienização e Desinfecção de Superfícies”, elaborado pela Equipe da Vigilância Sanitária ministrada pelo Biomédico, Antônio Henrique Veloso, em parceria com a Vigilância em Saúde do Trabalhador, ministrado pela referência técnica do assunto, a enfermeira, Keila D. Costa Pereira.

Na ocasião, foi aplicado o treinamento para todas as serventes contínuas e coordenadoras das Unidades de Saúde, coordenadores de Creches, coordenadores de Escolas municipais e particulares. Além de todo assunto abordado sobre limpeza úmida e técnicas de limpeza e desinfecção, foram abordados assuntos como segurança, EPI e principalmente a importância da limpeza concorrente e terminal, para não disseminação de Vírus, e assim assegurar a prevenção para as doenças de sarampo e H1N1.

As coordenadoras de creches e escolas puderam discutir sobre os métodos de higienização dos brinquedos da sala, quando houver a suspeita de alguma criança com doença exantemática ou viral.

Para Secretaria Municipal de Saúde, Aline Barbosa de Castro, todas essas ações educativas e de sensibilização são muito importantes de serem realizadas e disseminadas. “Mesmo não tendo casos no município temos que estar em alerta para a continuidade e bem como intensificação da realização das medidas de proteção, já que há casos em nossa região. Com nossos cuidados, vamos manter Piumhi sem notificações”, reforçou.

nino seguros lojas edmil vovoeva   canex
 bfn contransin  multimarcas consorcios supermercado faria