Rotary Day é o momento do club de Rotary executar localmente ações que despertem no público externo o interesse do bem servir à comunidade através do Rotary, buscando uma sociedade mais justa, visando a paz e a convivência entre os povos. Aos rotaryanos, é o momento de promover e inspirar as pessoal com ações positivas, doar um pouco de si para o bem-estar coletivo e com as causas humanitárias.

Nesse diapasão, o Rotary Club de Lavras, em parceria com o Rotary Club de Lavras-Sul e entidades parceiras, realizaram durante o ano de 2019, em Lavras/MG, três Rotary’s Day em bairros distintos do município, levando serviços sociais, alegria e carinho a quem se encontra distante das benfeitorias da área central. O princípio fundamental foi levar, além de muita alegria, serviços e cidadania a esses bairros periféricos.

O primeiro Rotary Day aconteceu no bairro Fonte Verde, o segundo no bairro rural Comunidade do Funil e o terceiro no bairro Novo Horizonte. O dois Clubes de Rotary de Lavras contaram com o apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal, Tiro de Guerra, Copasa, Unilavras, Aliança Geração de Energia, ALCEL, OAB, Projeto Semearte, Galpão Cidadão, Rotaract e Interact Clubs para fazerem a festa.

Com uma grande estrutura montada, os parceiros levarão diversos serviços sociais e culturais à população do bairro e seu entorno. De apresentações culturais a boa música brasileira, foram várias horas de uma ação social que movimentou o local.

O início foi com uma bela apresentação musical com clássicos da música popular brasileira, executados pela banda de música da Sexta Região da Polícia Militar. Munidos de pinceis e tintas, os rotaractianos e interactianos se uniram a Aliança fazendo a alegria da garotada com pinturas faciais e confecção de cataventos. O projeto Semearte fez uma bela apresentação musical com objetos alternativos, onde as crianças integrantes de uma banda de percussão utilizam tambores plásticos e bastões de madeira para fazer música. A dança também rolou solta com apresentações de “Breaking e Hip Hop”. A Polícia do Meio Ambiente montou um estande onde os visitantes puderam conhecer alguns animais da fauna brasileira (onça pintada, macaco bugio, cervo e serpentes) taxidermizados. A OAB esteva no local para fazer a orientação de pessoas que necessitavam de ajuda advocatícia. Ainda foram distribuídas peças de roupas e um saboroso lanche (pipoca, cachorro quente e refrigerante.

A iniciativa levou muita alegria e diversão que atingiu de crianças, adultos e a melhor idade. Cada um, a seu modo, conseguiu ter uma tarde para se esquecer da vida cotidiana, alegrando o coração com canções inesquecíveis e vendo a criançada brincar sem o risco de acidentes. A intenção foi levar serviços sociais e alegria para as comunidades que estão longe da região central, facilitando a vida do cidadão, fazendo-os se sentirem mais respeitados.

Os trabalhos do Rotary Clube de Lavras e seus parceiros perdurará por muito tempo para que a sociedade lavrense possa desfrutar de lazer, cultura e segurança pública, sendo a união desse grupo seleto de benfeitores um farol para a sociedade e exemplo de altruísmo a ser seguido.

nino

Rotary Club de Guaxupé