logo

O Governador Distrital, Paulo Marcos de Paula Lima, no uso de suas atribuições, declara aberto o processo de qualificação e ratificações de candidatos às bolsas integrais de mestrado ou às bolsas integrais de aperfeiçoamento profissional, neste Distrito 4560, conforme as disposições abaixo especificadas:

As inscrições estão abertas a partir de 01º de fevereiro até 31 de maio de 2020. Após esse prazo o Distrito 4560 ratificará as inscrições cujos candidatos preencham as condições exigidas e as enviará para a Fundação Rotária.

1 Elegibilidade
  Os candidatos que desejam pleitear uma bolsa devem necessariamente:
  1.1 Preencherem o formulário de inscrição;
  1.2 Serem fluentes em Inglês, com certificação oficial;
  1.3 Demonstrarem sério compromisso com a paz e compreensão mundial, comprovado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários e/ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais, certificadas pelas respectivas instituições;
  1.4 Destacar-se por suas excelentes habilidades de liderança;
  1.5 Para o mestrado: bacharelado e, no mínimo, três anos de experiência voluntária ou profissional na área em período integral (duração de até 24 meses);
  1.6 Para o certificado de aperfeiçoamento profissional: mínimo de cinco anos de experiência profissional na área e histórico acadêmico exemplar (duração de até um ano).
2 Restrições
  A Bolsa não pode ser usada para obtenção de PhD/doutorado. As seguintes pessoas não são elegíveis às bolsas de mestrado:
  2.1 Rotarianos representativos e honorários;
  2.2 Funcionários de clubes, de Distritos, de qualquer entidade rotária ou do Rotary International;
  2.3 Cônjuges, descendentes diretos (filhos ou netos consanguíneos ou legalmente adotados), cônjuges de descendentes diretos ou ascendentes diretos (pais ou avós, mesmo que não consanguíneos) de pessoas vivas que se enquadrem nestas categorias;
  2.4 Ex-rotarianos ou parentes que tenham se desligado do Rotary há menos de 36 meses.
  2.5 Aqueles que já receberam bolsas de estudo patrocinadas por Subsídios Globais devem esperar três anos após o término da bolsa para se inscrever aos programas dos Centros Rotary. O mesmo se aplica aos que já completaram o programa de Aperfeiçoamento Profissional, caso queiram se inscrever ao programa de Mestrado.
  2.6 Aqueles que completaram o programa de mestrado devem esperar cinco anos para se inscrever ao programa de aperfeiçoamento profissional.
3 Inscrições

Para inscrever-se, o candidato deve acessar o endereço na internet: https://www.rotary.org/pt/our-programs/peace-fellowships onde encontrará o link para inscrição e teste de elegibilidade.  O candidato deve elaborar currículo contendo máximo três páginas e listar todas as experiências profissionais relacionadas à paz e ao desenvolvimento. Preenchido o formulário o candidato deve enviar cinco redações para o programa de mestrado e três redações para o programa de aperfeiçoamento profissional, conforme temas predeterminados.

Findas as inscrições em 31 de maio do corrente, os candidatos serão chamados para uma entrevista. Após esta fase o Distrito analisará toda a documentação, e, estando tudo em conformidade com o regramento da Fundação Rotária, ratificará as inscrições aprovadas e as enviará para a Fundação.

Ressalte-se que a ratificação do Distrito não significará automática aprovação do (a) candidato (a) pela Fundação Rotária.  É necessário reafirmar que o somatório das bolsas de mestrado (50) e de aperfeiçoamento profissional (80) totalizando 130 bolsas.

Poços de Caldas, fevereiro de 2020.

Paulo Marcos de Paula Lima

Governador do Distrito 4560

Rotary International

João Otávio Veiga Rodrigues