“ O Rotary não é mais o mesmo” : Duas estórias de inovação !

Inovação é o que distingue um líder de um seguidor  Steve Jobs

Reconhecidamente um grupo de líderes, muitos rotarianos relutam em aceitar o inevitável : o mundo de 1905 é muito diferente do mundo de 2020. Clubes ainda relutam em admitir mulheres, reuniões ainda insistem na formalidade; novos desafios são rechaçados por medo da mudança. Graças ao Bom Pai o Rotary não é mais o mesmo; se o fosse, talvez nem mais existíssemos, e nossa presença se dissolveria.

Como líderes, temos que ser os agentes da mudança, não os obstáculos a ela. Duas estórias que mostram novos caminhos, uma da Fundação e outra do quadro associativo.

Doação testamentária : o primeiro caso de sucesso da Fundação, no Brasil. Scott Belsky, no Manual do Homem Moderno, afirmou “ quando 99% das pessoas duvidam de uma ideia sua, ou você está totalmente errado  ou prestes a fazer história”. Alguns rotarianos acreditaram que era possível iniciar no Brasil um processo de doação de herança para a Fundação. Coordenei esse esforço nos últimos três anos, primeiro como curador, em seguida como diretor, até obtermos sucesso. Uma doação da herança de Sonia Fernandes, por sugestão do Paulo Eduardo Fonseca, ao inventariante Fernando Sheldon, que ainda em vida convenceu a doadora sobre a idoneidade da Fundação Rotária. Resultará em uma doação milionária para a Fundação, depois de cuidadoso processo que envolveu Steve Routbourg, advogado chefe do Rotary, Eric Schmelling, primeiro executivo da Fundação, Marcelo Salesi, diretor de negócios da Cyrela, Beatriz de Almeida Borges, do escritório Mattos Filho. Três anos de negociações envolvendo direito brasileiro e a The Rotary Foundation, com todas as limitações do inerente risco envolvendo imóveis. Mas a certeza de que, no êxito, essa operação abriria uma avenida de doações testamentárias para a Fundação no Brasil, um veio inexplorado de captação de recursos: seria a primeira de muitas. Se não fosse a sugestão do Paulo ao Fernando, os verdadeiros agentes , anos atrás, os recursos seriam destinados a uma fundação para cães e gatos. Com todo o respeito e amor aos bichos, a Fundação saberá melhor utilizar esses recursos para fazer o bem no mundo.

Clube satélite : o Rotary no nosso continente tem uma peculiaridade : os cônjuges estão quase sempre muito envolvidos. As associações de senhoras, de famílias de rotarianos, de cônjuges ou parceiros numa versão mais moderna, contam com recursos rotários inexplorados, a exemplo do que acontecia com a Fundação e as doações de testamento.

Conheço programas sustentados pelos cônjuges mais abrangentes do que os programas do próprio clube, o que por si só justificaria a condição de rotarianos. Mas esses parceiros às vezes não querem, ou querem mas são rejeitados pelo clube padrinho, cujo formato de reunião e cultura não interessa à essa nova audiência . Mas o Rotary não pode desprezar esses talentos, e os novos formatos de clubes foram estruturados para acomodar esses rotarianos em potencial. Que, apesar de não se enquadrarem nos formatos de clubes tradicionais, compartilham nossos ideais de servir, com integridade, diversidade, companheirismo e liderança.

Uma frase de Sun Tzu : “concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”. O Rotary na América do Sul tem um ponto forte, o cônjuge, e é chegada a hora de agarrarmos essa oportunidade. A ameaça, a queda do quadro social em nossas zonas 23 e 24, tem um antídoto. E ele pode estar dentro de casa, pedra a ser lapidada, energia a ser liberada. Pode ser uma outra estória de inovação bem sucedida.

nino seguros lojas edmil dedetiaspat bem track lablamina somar engenharia
casa grande allcampo multimarcas consorcios supermercado faria   canex