Prezados Cps, líderes rotários,

Até o momento estivemos acompanhando o desenrolar da situação da pandemia do COVID-19 e suas implicações em Rotary e, particularmente, na nossa Conferência da Conexão.
Aguardávamos e seguíamos os passos e orientações de Rotary International e de nosso Diretor, além de acompanhar as notícias oficiais da evolução do vírus no nosso meio.

Como é de nosso feitio não tomamos decisões precipitadas, porém tomamos as medidas que achamos necessárias no Distrito, dentro do que a situação atual impõe. Colocamos uma data até fim de abril para reavaliação da volta dos eventos distritais, entretanto, para a Conferência, teríamos que nos posicionar até antes de 20 de abril por questões contratuais e de patrocinadores. Pretendíamos aguardar pacientemente até lá, porém duas notícias anteciparam nossa tomada de decisão:

1. O cancelamento da Convenção de Honolulu: prevista para junho, o RI houve por bem cancelar, não obstante os imensos prejuízos que o ato implicará, o que dá a dimensão da importância que nossos líderes estão dando à moléstia. Este passo, mesmo guardadas as devidas proporções, jogou sobre os ombros dos governadores um peso de responsabilidade muito grande e maior do que já carregávamos, pois, como fazer em maio nossa Conferência se nossos líderes maiores cancelaram a Convenção que seria em junho?

2. Mesmo assim ainda cogitávamos aguardar, seguindo nossa percepção.
Entretanto, recebemos hoje do nosso Diretor de RI um comunicado discorrendo sobre a tomada de decisão do cancelamento da Convenção e colocando aos Distritos rotários três opções quanto à realização da Conferência: a) o cancelamento puro e simples das Conferências previstas para os próximos 60 – 90 dias; b) transferência da Conferência para o próximo semestre; c) fazer Conferência conjunta com o próximo governador em 2021.

Diante do exposto e da nossa visão, optaremos pelo cancelamento da Conferência da Conexão prevista para 21 a 23 de maio próximo na cidade de Caxambu/MG.

Entendemos que não se trata apenas da questão do vírus, pois, mesmo no melhor cenário otimista, que seria a estagnação de seu avanço e a descoberta de vacina, estamos em fase de tomada de decisões que não podem acontecer num ambiente de dúvidas. Inclua-se nisto o nível de confiança que restará aos companheiros e companheiras de estarem presentes num evento deste vulto tão próximo do “pico” da doença.

Teremos perdas e estamos contrariados, porém, nada que se compare à nossa tranquilidade de ter decidido no sentido de preservar a vida. Parafraseando o que diz o jargão em direito: “IN DUBIO PRO REO”, nós dizemos, “IN DUBIO PRO VITA”, na dúvida, optamos pela vida. E tudo nela é aprendizado.

O grande primeiro ministro inglês DISRAELI disse certa vez: “A par de saber quando aproveitar uma oportunidade, consiste numa das maiores virtudes humanas saber quando abrir mão dela”.

Até aqui CONECTAMOS PARA ABRIR OPORTUNIDADES, mas teremos que aceitar este destino, para que este ano rotário seja lembrado não apenas por ampliar as nossas CONEXÕES, mas por expandir a OPORTUNIDADE de vida no nosso Distrito.

Espero contar com a compreensão e apoio de vocês.

Abraço fraterno, em Rotary,

Paulo Lima
GD 4560

nino seguros lojas edmil vovoeva   canex