MAIO é o mês dos Serviços à Juventude do Rotary, para celebrar esta data, o Rotary Club de Piumhi está postando histórias incríveis de jovens que participaram do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Distrito 4560!

VALERIA LUCIA ANDRADE YANEZ

Para começar, sou muito grata ao Rotary por me dar a oportunidade de viver essa experiência inesquecível. Ao chegar no Brasil em 12 de agosto de 2019, fui recebida por outra família no aeroporto, pois minha família anfitriã não estava naquele momento disposta a me receber. Chegando ao aeroporto de Confis, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, segui viagem para a cidade onde estou desenvolvendo minha troca, que é a cidade de Piumhi, com aproximadamente 35.000 habitantes. Eu moro em uma família de três, minha mãe Derci Faria, meu pai Neílton Antônio e minha irmã Letícia. Eu moro com eles desde que cheguei, pois como sou o único intercâmbio em meu clube, eles me deram a opção de escolher se eu queria mudar de casa ou ficar o ano inteiro nesta casa.

Eles têm sido uma família maravilhosa mais do que eu imaginava, me receberam como mais uma filha, me dando muito carinho e amor, além de me apoiarem em minhas atividades e estarem sempre ao meu lado. No ano passado, participei do terceiro ano do Instituto Perfil de Educação, onde terminei em meados de novembro participando da cerimônia de formatura e da festa patrocinada pelo meu Rotary Club. No mês de janeiro, fiz uma viagem pelo nordeste do país por 25 dias, onde aprendi um pouco mais sobre a cultura brasileira começando em Brasília e terminando em São Paulo. Quando cheguei à cidade junto com minha família decidimos que era melhor começar o curso. Atualmente estava cursando engenharia de produção em uma instituição onde o tema é semi-presencial, no qual estou me concentrando, sendo patrocinada pelo meu Rotary Club. Em meados do ano, vou providenciar a documentação para ver a viabilização de me transferir para uma universidade federal para uma carreira em engenharia civil. O Rotary Club de Piumhi tem sido muito bom para mim, desde o início acolhendo-me de uma maneira muito calorosa e agradável. Eles têm instalações próprias, onde as reuniões são realizadas às segundas-feiras, às 20:00 horas. O Rotary Club de Piumhi é um club muito ativo, sempre realizando atividades e apoiando outros movimentos que ajudam a comunidade.

JOÃO VICTOR EMANUEL DOS ANJOS

Intercâmbio para os Estados Unidos, em 2019/2020.

Participação em intercâmbio nos Estados Unidos pelo Rotary youth exchange program data de ida 06/08/2019 data de volta 31/03/2020.

Fazer intercâmbio sempre foi um sonho que carregava comigo desde pequeno, sou muito grato a Deus e ao Rotary que fizeram deste sonho uma realidade! Meu intercâmbio terminou antes do previsto devido à pandemia do Coronavírus, mas mesmo assim tive uma experiência incrível por lá.
Apesar de ser considerado “modinha” os Estados Unidos têm muito a oferecer a qualquer estudante internacional: seja pelo ensino, por suas cidades ecléticas, lindos parques naturais, eventos artísticos, culturais, políticos, esportivos e uma população multicultural.

Por ser um país de grande interesse internacional, acaba atraindo muitos imigrantes e esse fato te proporciona conhecer pessoas de todos os cantos do mundo e de diversas etnias. Sendo estes os motivos que me influenciaram pela escolha do país. Ser um intercambista do Rotary tornou a experiência ainda mais incrível pelo fato da grande troca de cultura decorrente da imersão. Além disso, durante o período várias habilidades são aprimoradas e você descobre outras que nunca imaginaria ter. E o mais gratificante são os laços fraternais criados com as famílias, que mesmo não sendo de sangue se tornam tão importante quanto.O Rotary me deu essa oportunidade maravilhosa e aceita-lá com coragem foi uma das melhores escolhas que fiz! Aprendi, sorri, chorei, uma vida em 8 meses...

FERNANDA HELENA CRAIDE

Intercâmbio para a Índia, em 2005.

Participação em intercâmbio na Índia pelo Rotary youth exchange program data de ida 06/01/2005 data de volta 05/07/2005.

Foi um presente receber o convite do Rotary club de Piumhi para falar sobre meu intercâmbio na Índia, relembrar estas memórias e poder compartilhar é sempre enaltecedor. Sou sempre muito grata ao Rotary por ter me proporcionado esta oportunidade do intercâmbio. Certa vez ouvi dizer que o objetivo do rotary era que através do conhecimento das diferentes culturas não houvesse mais guerras. Quando me ingressei nesta fantástica experiência ainda tinha dentro de mim algum preconceito pois a índia é um pais aparentemente mais pobre, porém um país riquíssimo espiritualmente.

Sua gente possui uma elevacão espiritual surreal e tudo passa a ser uma questão de ponto de vista. Quando desembarquei no aeroporto indiano já percebi que seria necessário preparar meus 5 sentidos: olfato, paladar, visão, tato e audição, para viver aquela experiência em um país de mais de um bilhão de habitantes que se divide entre suas partes simples e suas partes luxuosas e uma incrível cultura milenar. Vivi um país cheio de diversidade, um país impressionante em sua grandeza, seja pela quantidade de pessoas nas ruas, sabores e comidas ou pelas cores vibrantes que pintam todos os cantos do país e que pintaram meu coracão e me fizeram amar aquele país e aquela gente. Foi incrível, foi engrandecedor, foi único. um intercambista será sempre um embaixador da paz e da boa vontade. É como se fosse um juramento que todo intercambista faz quando se permite vivenciar algo totalmente diferente.

nino seguros lojas edmil vovoeva   canex
 bfn contransin  multimarcas consorcios supermercado faria