01 Infelizmente a miséria e a fome são realidades que assolam nosso país e seus efeitos foram ainda mais intensificados com a pandemia de COVID1-9. Em razão do necessário isolamento social muitas famílias viram sua renda decair consideravelmente, algums chegando à zero. Em contato com a Assistência Social, o Rotaract Club de Três Pontas e o Interact Club de Três Pontas foram informados que em nosso município aproximadamente 200 famílias encontram-se abaixo da linha da miséria, sendo cerca de 30 com renda zero, ou seja, que sequer recebem Bolsa Família ou outro auxílio governamental.

Outra grave situação apurada foi que, também em razão da necessidade de isolamento social, as feiras hortícolas foram proibidas por um período em nosso município, logo, os pequenos produtores rurais não tinham como escoar sua produção. Logo, além de perderem parte desta, não tinham mais a renda obtida nas feiras.

Atentos à isso, o Rotaract Club de Três Pontas junto ao Interact Club Três Pontas Sul, realizaram o projeto “Cesta Solidária” que teve por objetivo a aquisição de cestas contendo legumes, vegetais e frutas, adquiridas diretamente dos produtores, encaminhado-as, devidamente higienizadas, até as famílias mais necessitadas de nossa comunidade.

Como a população poderia ajudar? Por meio da aquisição de uma cesta contendo produtos hortícolas, pelo valor simbólico de R$30,00, que teve seu lucro revertido em doações; através da doação de qualquer quantia monetária ou produtos hortículas e divulgando nossa ação.

O “Cesta Solidária” foi divulgado nas redes sociais de ambos os clubes; via aplicativo de mensagens; na rádio Sentinela FM e através de reportagem feita pela EPTV Sul de Minas. O alcance da empatia e da solidariedade extrapolou as expectativas iniciais e graças à grande adesão de apoiadores de diversas cidades foi possível doar mais de 700kg de alimentos e 78 kits de higiene e limpeza.

Em meio à pandemia de COVID-19, com as limitações de isolamento social e higiene, realizar um projeto desta dimensão renova a certeza de que unidos, organizados e com propósito é possível atingir de forma eficaz a comunidade em qualquer cenário.

Post com resultados do projeto

Reportagem da EPTV

Fotos e demais documentos do projeto

nino seguros lojas edmil vovoeva   canex