NUCLEO ROTARY DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO - NRDC

Os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário – NRDC’s têm sua formação em lideres que fazem parte de uma comunidade e ajudam a mobilizar os moradores para alcançar suas metas na localidade que está inserido. É necessário 10 membros, tanto de homens e mulheres para sua constituição e podem ser de diferentes ramos profissionais e níveis sociais.

São criados para, especificamente, realizar um projeto, visando atender as necessidades nas comunidades. O interesse da comunidade faz o sucesso dos projetos.

São formados por um grupo não rotarianos que atuam como parceiros de Rotary Clubs, comprometido com o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade de suas comunidades. E podem ser formados tanto em áreas urbanas e rurais.

Os NRDC’s podem encontrar soluções criativas e sustentáveis para vários problemas comunitários como: analfabetismos, falta de agua potável, fome, situação habitacional precária, poluição, idosos,  entre outros.

A parceria entre NRDC e os Rotary Clubs patrocinadores é benéfica para ambas as partes, pois melhora a imagem do Rotary e aumenta o impacto na comunidade.

Os objetivos do NRDC’s ajudam a promover o desenvolvimento do potencial humano como:

• Incentivar as pessoas a assumirem a responsabilidade pela melhoria de suas comunidades;
  • Reconhecer a dignidade e o valor de todas as ocupações úteis;
  • Promover atividades de autoajuda e o trabalho coletivo para melhorar a qualidade de vida;
  • Incentivar o desenvolvimento do potencial humano ao máximo.

Os NRDC’s oferecem soluções locais para problemas locais.

O Distrito 4560, através do Governador Paulo Lima, tem dado apoio aos NRDC’s no desenvolvimento de seus projetos e incentivando os clubes a promoverem a colaboração em todos os tipos de serviços comunitários.

Segundo Paulo Lima os NRDC’s podem vir a ser futuros clubes satélites, pois despertam nos parceiros participantes o desejo de servir e expandir projetos em outras comunidades

Um exemplo de sucesso de NRDC é o fundado no ano rotário de 2017/2018 (Gov. João Béze) pelo Rotary Club de Iguatama (Cp. Heleno Macedo), o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário de Corguinhos. No atual ano rotário 2019/2020 com o apoio do Distrito 4560, desenvolveu um segundo projeto o de reformar a Escola Municipal de Corguinhos, na zona rural, como troca de telhado, colocação de forro de madeira, banheiros, pintura geral e filtro de água. Contou também com o apoio  da Prefeitura Municipal de Iguatama , comunidade local, Sicoob, Creditama e Parceiros do Bem. O primeiro projeto foi a construção de uma quadra esportiva.

“É função do Rotary estimular tais ações e emparceirar novos projetos que possam beneficiar as comunidades, mormente neste caso, as comunidades rurais, que, por vezes, não recebem os cuidados necessários ficando isoladas das atenções”, ressaltou o Governador Paulo Lima.

O Governador cumprimentou os lideres e membros da comunidade e os rotarianos(as) do Rotary Club de Iguatama envolvidos na pessoa de seu Presidente 19/20 Cp Frederico Garcia Brito que conduziu este segundo projeto. Também parabenizou a Cpa Rosângela Mendes (Rotary Club de Boa Esperança) que esteve à frente da Subcomissão Distrital do NRDC no ano rotário 2019-20.

(Ref.www.rotary.org/pt/rcc, RC de Iguatama)

foto 21

Membros do NRDC de Corguinhos e do Rotary Club de Iguatama junto com demais parceiros envolvidos na reforma da Escola estadual de Corguinhos.

foto 26

Pintura da Escola Estadual de Corguinhos patrocinada pelo NRDC/Corguinhos e Rotary

nino

Rotary Club de Guaxupé