A primeira visita oficial da governadora Carmen Silvia aconteceu no dia 08 de julho de 2024, na modalidade on line, ao Rotary E-Club de Esperanto, presidido neste ano rotário pelo governador João Otávio Veiga Rodrigues.
Este clube, tão especial, abriga companheiros de diversas partes do mundo, que praticam a comunicação na língua esperanto.
A reunião aconteceu num clima de cordialidade, abordando diversos temas relacionados às metas estabelecidas pela governadora e as propostas de trabalho para ao ano rotário que se inicia.
Para aqueles que ainda não conhecem o esperanto, algumas curiosidades: O esperanto é uma língua internacional planejada, proposta por um jovem polonês de 27 anos de idade, médico recém-formado, chamado Lázaro Luís Zamenhof (Lejzar Ludwik Zamenhof). Tendo se dedicado desde muito cedo ao trabalho com as línguas, em 1887 ele lançou as bases do esperanto em um pequeno livro de 40 páginas intitulado Lingvo Internacia (Língua Internacional).
A ideia de Zamenhof foi fornecer uma alternativa para a comunicação internacional que fosse neutra, não pertencesse a nenhuma nação ou grupo étnico em particular, mas a todos ao mesmo tempo, constituindo-se em uma ponte entre os povos, em um clima de respeito aos idiomas e às culturas locais e regionais. A partir da publicação, a língua passou a ser estudada e praticada por pessoas em diferentes pontos do planeta.